Porque raio toda a gente foi encher o depósito, a Psicologia explica.

E.U.A 1973, aquando  do “Tonigh Show”, o apresentador revela perante a audiência da televisão, após a leitura de um artigo de um senador americano, que poderia em breve haver uma falta de stock de papel higiénico para a população.

Esta informação revelada perante milhares de pessoas, cria rapidamente o pânico, que precipita a população aos supermercados a fim de fazerem a sua reserva de papel higiénico

 

Dado que toda a gente teve a brilhante ideia de querer comprar papel higiénico ao mesmo tempo, os supermercados ficaram rapidamente sem papel higiénico, o que causou ainda mais pânico resultando numa real penúria do papel em varias cidades dos E.U.A

 

A particularidade desta história, é que não havia sequer qualquer problema de papel higiénico em primeiro lugar. O senador escritor do artigo deve-se ter entusiasmado pois não havia razões para essa precariedade.

Este é um exemplo breve do efeito “Fada Sininho” ou “Tinkerbell effect”

É o facto de tornar algo real pelo simples facto de acreditarmos nele. Neste caso foi por as pessoas acreditarem que iria haver falta de papel que a falta de papel acabou por se realizar.


Aquilo quem acreditamos vai determinar as nossas acções, se estou convencido de algo, então irei actuar em consequência dessa crença. Se acredito que vai faltar um recurso, vou querer fazer o meu stock. Se estou convencido que estou a ser atacado então irei-me defender.

 

O facto da minha convicção ou crença tenha bases reais ou não acaba por não ter tanta importância como aquilo que poderemos acreditar. Isto é denominado Thomas theorem :

Se aceitamos uma situação como sendo real, então esta será real nas suas consequencias.”

 

Este teorema foi criado por Thomas e sua esposa após terem estudado um prisioneiro delirante. este prisioneiro tinha a convicção que sempre que outros prisioneiros falavam entre eles, era para gozarem com ele. Se eles estavam a gozar ou não mais uma vez não tinha importância, pois assim que ele os via a falar ele passava à agressão sem tomar o tempo de confirmar a sua convicção. A sua agressão estava baseada na sua percepção da realidade e nada mais.

 

 

Source:

https://priceonomics.com/the-great-toilet-paper-scare-of-1973/

https://en.wikipedia.org/wiki/Tinkerbell_effect

https://en.wikipedia.org/wiki/Thomas_theorem

Partilha este artigo:
  •  
  •  
  • 15
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *