10 emoções positivas e a sua utilidade

10 Emoçoes positivas e a sua tuilidade

Frederickson elaborou uma lista de 10 principais emoções do ser humano baseando-se na frequência em que elas apareciam ao seio da população.

Vê então as que são mais repercutentes.

A lista é elaborada por ordem de frequência, em exceção do amor que, apesar de ser a mais sentida por todos, aparece em último.

1. Alegria 10 emoções positivas e a sua utilidade

2. Gratidão

3. Serenidade

4. Interesse

5. Esperança

6. Orgulho

7. Diversão

8. Inspiração

9. Temor

10. Amor

 

Pode parecer misterioso, mas todas as emoções possuem uma função bem específica. O nosso cérebro não iria criar algo que não tivesse utilidade.

De um ponto de vista puramente evolutivo, consegues descobrir, perante estas emoções positivas, alguma que seja indispensável à nossa sobrevivência?

 

The broaden-and-build theory

Barbara Frederickson (2013) elaborou a sua teoria adotando um ponto de vista interessante sobre estas emoções. Um pouco mais em detalhe, a premissa da autora consistia na verificação do efeito das emoções positivas como um antídoto ou um anulador das emoções negativas, tentando provar que estas anulavam os efeitos causados no sistema nervoso autónomo, pela excitação produzida de algumas emoções negativas.

Foi na universidade de Berkeley que a experiência de Barbara Frederickson foi executada. Esta consistiu na utilização de curtos vídeos que integravam conteúdos com medos específicos de cada participante com o fim de criar uma emoção negativa.

Por algum motivo, certas pessoas sorriem mesmo perante tristeza e adversidade sendo que outras não o fazem.

 

Resiliência

A palavra “resiliência” vem da física. Ela designa a aptidão de um corpo resistir a um choque e voltar ao estado original. Mas é atualmente aplicada em ciências sociais, ela significa: “a capacidade de conseguir viver e se desenvolver positivamente, de maneira socialmente aceitável, em débito do stress ou das adversidades que normalmente ocorrem. É como um saco de boxe, que encaixa as pancadas, e volta sempre ao seu estado natural. Se conhecem os filmes do Rocky Balboa é sobretudo esta a mensagem dele:

“Não importa o quanto consegues bater, o que importa é o quanto tu apanhas e mesmo assim continuas em frente.”

”Viver é não esperar que a tempestade passe… É aprender como dançar na chuva.”

Voltando ao estudo, em exemplos de situações onde os participantes são confrontados com a ansiedade da preparação de um discurso, aqueles que obtiveram melhores resultados de resiliência demonstraram um restabelecimento cardiovascular mais rápido e eficaz.

10 emoções positivas e a sua utilidade

 

Efeitos positivos da mesma:

Além da promoção de tranquilidade cardiovascular, emoções positivas foram igualmente encontradas para ajudar pessoas resilientes a encontrar um entendimento positivo em circunstâncias difíceis de vida.

Em conformidade com esta hipótese, pesquisas mais amplas demonstraram que, as pessoas que vivem e experienciam emoções positivas mais frequentemente são mais resilientes, mais desembaraçadas, socialmente conectadas e mais suscetíveis a funcionar em níveis ótimos.

Impacto fisiológico

 

Apesar de as emoções positivas aparentemente não possuírem nenhuma relação com o sistema cardiovascular, quando este é visto no contexto de excitação emocional negativa, as emoções positivas realçam claramente a capacidade de “anular” a ativação cardiovascular persistente.

Os dados sugerem que as pessoas que sorriram pelo menos uma vez durante o vídeo/clip triste, recuperaram cerca de 20 segundos mais rapidamente em relação àqueles que nunca sorriam.

Função das emoções positivas

 

Função adaptativa:10 emoções positivas e a sua utilidade

Guiada pela lógica dos teóricos evolucionistas, Barbara Fredrickson (2013) prestou especial atenção às circunstâncias nas quais as emoções positivas são produzidas, e os problemas frequentes de adaptação pelos quais as emoções positivas poderiam ter sido utilizadas como uma solução bem concebida.

As emoções positivas, por outro lado, transportam a significação adaptativa realizada pelos antepassados do Homem numa longa escala de tempo. Possuir um estado de espírito momentaneamente alargado não é um elemento chave             na receita para uma rápida manobra de sobrevivência.

É, no entanto, um elemento fundamental para a receita da descoberta, a descoberta de novos conhecimentos, novas alianças e de novas competências que poderiam mais tarde fazer a diferença entre sobreviver e sucumbir a diversas ameaças.

10 emoções positivas e a sua utilidade

Barbara declara que as emoções positivas foram utilizadas para preservar a evolução humana, pois possuir momentos frequentes, mesmo sendo espontâneos, de consciência alargada revelaram-se úteis para o desenvolvimento de recursos para a sobrevivência. Pouco a pouco, esses “micro momentos” de experiência emocional positivos, mesmo que fugazes, remodelam quem são as pessoas colocando-as em trajetórias de crescimento e de construção de recursos duráveis para a sobrevivência. A “The broaden-and-build theory” descreve a forma como emoções positivas foram um instrumento para alargar a sensibilidade e a função de criar recursos.

Bibliografia

Barbara L. Fredrickson, Positive Emotions Broaden and Build,(2013). Advances in Experimental Social Psychology, Vol. 47. Burlington: Academic Press.

Pesquisa efectuada para encontrar este artigo barbara fredrickson emoções positivasemoções positivas
Partilha este artigo:
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *